terça-feira, 11 de novembro de 2008

quem sou eu --> roberto rodrigues nº10 7C

























Eu sou como o nº4 Porque gosto de andar a luta



















Os outros vêem-me como o nº 31 Porque axam-me um amigo















Gostaria que os outros me vissem como o nº33 Porque sou engraçado









E que não me vissem como o nº7 .Porque
não me gostam de ver triste
O colega que se senta ao meu lado esquerdo é como o nº 33 Porque é engraçado_____

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Capela do Pé da Cruz

Esta situada à entrada da aldeia de Paderne e em bom estado de conservação.
A sua construção é do período Barroco datado segundo registos de 1717 conforme na inscrição numa pedra existente na Ermida e interpretada.
Trata-se de um monumento de construção simples.

Igreija Matriz

Igreja Matriz
A Igreja Matriz de Paderne é um belíssimo templo de 3 naves e a sua construção data de 1506, com acréscimos posteriores.

Aquando da transferência da povoação de Paderne do interior das muralhas 2 km para Norte, construiu-se então uma nova Igreja que viria a ser a Igreja Matriz de Paderne. O templo que se iniciou então tinha três naves, quatro tramos e cabeceira composta pela ousia e duas capelas colaterais, estando em 1554 quase concluída, faltando somente a cobertura do corpo da Igreja. Da sua arquitectura destaca-se a conjugação tardia do formulário renascentista com elementos manuelinos, nomeadamente nas cantarias dos capitéis, no arco triunfal e na cobertura de uma das capelas da cabeceira. Nos séculos XVII e XVIII procedeu-se à abertura de algumas capelas laterais no corpo da Igreja, destinadas às confrarias que aqui se sediaram e nos finais do séc. XIX foi acrescentado um tramo ao corpo da Igreja, construindo-se uma nova fachada principal (1880) e mais tarde, em 1905 procedeu-se ao aumento da torre sineira e à sua dotação com um relógio.

No seu interior é possível admirar os vários retábulos, um cálice que tem como curiosidade o facto de possuir um nó esférico achatado, o que o transforma num interessante testemunho do período renascentista.

De entre o espólio escultórico, composto por uma dúzia de exemplares de madeira dos séculos XVII e XVIII, salienta-se a imagm do Arcanjo S. Miguel, da época barroca.